Especialidades
Cardiologia
Citogenética
Gastroenterologia
Genética das Doenças Raras
Hematologia
Histocompatibilidade
Identificação Humana
Infectologia
Medicina 3P
Medicina Fetal
Medicina Personalizada
Medicina de Precisão
Oncogenética
Oncohematologia
Pediatria
Pneumologia
Psiquiatria
Saúde Reprodutiva
Saúde Sexual
Terapia Celular
PDL1
Pneumologia
Sobre o exame
A pesquisa de expressão de PD-L1 por imuno-histoquímica utilizando-se o anticorpo monoclonal 22C3 (pharmDx em plataforma automatizada) é um teste indicado prioritariamente em carcinomas não pequenas células de pulmão. A expressão da proteína PD-L1 é determinada usando um escore de expressão tumoral (do inglês - Tumor proportion score - TPS), que é a percentagem de células tumorais viáveis mostrando marcação parcial ou completa da membrana. A amostra deve ser considerada positiva para PD-L1 se o TPS for 50% nas células tumorais viáveis, em qualquer intensidade de marcação. O PD-L1 22C3 pharmDx é indicado como um auxiliar na identificação de pacientes com carcinoma não pequenas células de pulmão, elegíveis a imunoterapia com pembrolizumab.
A pesquisa de expressão de PD-L1 por imuno-histoquímica utilizando-se o anticorpo monoclonal SP263 (Roche Ventana em plataforma automatizada) é um teste indicado prioritariamente em carcinomas não pequenas células de pulmão. A expressão da proteína PD-L1 é determinada usando a porcentagem de expressão tumoral em qualquer intensidade, mostrando marcação parcial ou completa da membrana. A amostra deve ser considerada positiva para PD-L1 se o TPS for 1% e o resultado é expresso em um valor inteiro. Expressão 50% é considerada alta. O SP263 é indicado como um auxiliar na identificação de pacientes com carcinoma não pequenas células de pulmão e outros tumores, elegíveis a imunoterapia com pembrolizumab ou nivolumab.
A pesquisa de expressão de PD-L1 por imuno-histoquímica utilizando-se o anticorpo monoclonal SP142 (Roche Ventana em plataforma automatizada) é um teste indicado prioritariamente em carcinomas de mama triplo negativo metastático. A expressão da proteína PD-L1 é determinada usando a porcentagem de expressão tumoral em qualquer intensidade, mostrando marcação parcial ou completa da membrana em células do infiltrado inflamatório peri e intratumoral. A amostra deve ser considerada positiva para PD-L1 se o IC for > ou = 1%. O SP142 é indicado como um auxiliar na identificação de pacientes com carcinoma de mama triplo negativo elegíveis a imunoterapia com atezolizumabe.
Neoplasia de pulmão de células não pequenas (NSCLC)
Produção
- Biópsia/ressecção cirúrgica, fixado em formol a 10% (preferencialmente tamponado); ou -Fragmentos de tecidos incluídos em bloco de parafina
-Formol a 10%( preferencialmente tamponado); -Bloco de parafina
Ambiente (18 a 25ºC)
não aplicável
Imuno-histoquímica (*ver em informações adicionais)
AmbienteO material deve ser enviado preferencialmente até 24 horas após a coleta.
Freezer-
Refrigerada-
8 dias úteis
*O prazo tem início a partir do momento que o material chega em nossa área técnica
Segunda a sexta-feira
Instruções
Transportar e armazenar em temperatura ambiente ( 18ºC a 25ºC)
Amostra coletada através de procedimento médico.
-Material obtido por biópsia/ressecção cirúrgica, fixado em formol a 10% (preferencialmente tamponado) ou em fragmentos de tecidos incluídos em bloco de parafina
*Acompanhados da cópia do laudo original*
O TEMPO DE FIXAÇÃO DEVE SER DE 06 A 72h.
NÃO SÃO ACEITOS MATERIAIS FIXADOS EM OUTROS MEIOS. (como Bouin, por exemplo)
Obs: A fixação inadequada e as condições adversas de preparo do bloco de parafina podem interferir nesta análise.
Sobre Metodologia:
-Fragmentos de tecidos seccionados de 2 a 3 micras são desparafinizados, hidratados e submetidos a reação automatizada no equipamento BENCHMARK ULTRA-VENTANA (Clones:SP263-Roche e SP142-Roche).
-Fragmentos de tecidos seccionados de 2 a 3 micras são desparafinizados, hidratados e submetidos a reação automatizada no equipamento AUTOSTAINER DAKO (Clone: 22C3-Dako)
Interpretação do Exame
O resultado do exame baseia-se na interpretação das reações por médico patologista:
Anticorpo 22C3 (Dako):
O resultado expressa a porcentagem de marcação de membrana em células tumorais (TPS - do inglês Tumor Proportion Score).
TPS <1%: Ausência de expressão
TPS 1 - 49%: Baixa expressão
TPS 50%: Alta expressão
Anticorpo SP263 (Roche):
O resultado expressa a porcentagem de marcação de membrana em células tumorais (TC) e é expresso como um número inteiro de porcentagem.
TC<1% indica ausência de expressão (NEGATIVO)
Anticorpo SP142 (Roche):O resultado expressa a porcentagem de marcação de membrana em células inflamatórias (IC) e é expresso como um número percentual.
IC<1% indica ausência de expressão (NEGATIVO)
IC > ou = 1% indica presença de expressão (POSITIVO)
Documentos para download
Documento
Código
Não encontrou o que precisava?
Fale com nossa equipe e veja como podemos te ajudar
Parceria e Orçamentos
Converse com nossa equipe comercial para condições especiais e parcerias.
Dúvidas e Assessoria
Entre em contato com os nossos profissionais para maiores informações sobre os exames e procedimentos da Sollutio