Especialidades
Cardiologia
Citogenética
Gastroenterologia
Genética das Doenças Raras
Hematologia
Histocompatibilidade
Identificação Humana
Infectologia
Medicina 3P
Medicina Fetal
Medicina Personalizada
Medicina de Precisão
Oncogenética
Oncohematologia
Pediatria
Pneumologia
Psiquiatria
Saúde Reprodutiva
Saúde Sexual
Terapia Celular
Vínculo genético, DNA para paternidade suposto pai, Paternidade, Teste por DNA para suposto pai
Identificação Humana
Sobre o exame
Este exame avalia se existe relação biológica entre suposto pai e suposto(a) filho(a) através da comparação genética da amostra do DNA coletado. Utilizamos 27 marcadores genéticos, sendo 23 autossômicos, 3 YSTR e amelogenina e com o auxílio de cálculos de probabilidade através de software de vínculo genético é evidenciado o parentesco/relação biológica.
Produção
Líquido Amniótico e Sangue Periférico
Líquido Amniótico: Seringa INJEX (Sem anticoagulante) | Sangue Periférico: Cartões de coleta (Contendo papel Whatman® FTA®)
Temperatura Ambiente (18°C - 25ºC): Sangue Periférico (Cartão FTA) | Refrigerada (2°C - 8 ºC): Líquido Amniótico
20 mL
PCR multiplex e eletroforese capilar
Ambiente5 anos (Sangue Periférico)
Freezer-
Refrigerada72 horas (Líquido Amniótico)
5 dias úteis
*O prazo tem início a partir do momento que o material chega em nossa área técnica
Segunda à Sexta-feira.
Instruções
Não é necessário preparo especial antes da coleta.
Líquido Amniótico: deve ser coletada diretamente com um médico especialista a partir da 16° semana de gestação. A coleta deve ser feita em uma seringa INJEX (Sem anticoagulante). Junto com a amostra, um termo de ciência para realização do teste utilizando DNA-Fetal deve ser enviado junto com a amostra e uma declaração do médico contendo as informações de data e hora da coleta
Cartão FTA: Utilizar kit específico para Vínculo Genético disponibilizado pela Sollutio. Primeiramente preencher todos os campos, assinar os dados e o termo de responsabilidade do coletador no verso do folheto. Cada participante do teste possui no cartão de coleta um local específico para inserir os dados e inserir a amostra após a coleta, observar adequadamente os locais específicos para inserir os dados e anexar o material coletado.
- Fazer assepsia na ponta do dedo com swab de álcool e esperar secar. Utilizar as lancetas fornecidas pela Sollutio para fazer a perfuração.
Recém-nascido e crianças menores de 1 ano: com o uso de uma lanceta perfurar o calcanhar
Crianças e adultos: com uso de uma lanceta perfurar o dedo - Massagear o dedo perfurado com movimentos circulares para que haja sangramento suficiente para formar uma gota, ao formar a gota de sangue, encostar a gota no papel filtro do cartão de coleta. Não encostar o dedo no papel filtro, apenas a gota de sangue. Não utilizar amostras ou tubos com anticoagulante, pois interferem na técnica, gerando recoleta do material.
- Transferir esse material para o papel filtro, preenchendo todo o círculo com o sangue de forma homogênea dos dois lados do cartão.
- Verificar se o sangue é visível dos dois lados do papel filtro. Esperar secagem completa do cartão.
- Colocar o cartão de coleta dentro do envelope da mesma cor que se encontra no folheto, lacrando-o.
- Inserir folheto e a documentação obrigatória na embalagem inviolável, após lacrada, não a reabrir.
- Obs: Amostras que constarem a embalagem violada não serão processadas
Ao final da coleta, armazenar e transportar o líquido amniótico em temperatura refrigerada e as amostras de sangue em FTA em temperatura ambiente.
Não armazenar as amostras juntas devido a diferença de temperatura que elas devem ser enviadas.
Transportar e armazenar:
Temperatura ambiente (18ºC - 25ºC): Sangue Periférico (Cartão FTA)
Refrigerada (2ºC - 8ºC): Líquido Amniótico
Temperatura ambiente:(18°C - 25ºC): Sangue Periférico (Cartão FTA) - 5 anos
Refrigerada (2°C - 8 ºC): Líquido Amniótico - 72 horas após a coleta
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas (tubo incorreto, volume de amostra impróprio, fora da estabilidade e/ou temperatura incorreta), Armazenamento e/ou transporte em condições inadequadas e identificação inadequada ou incorreta
Em casos de resultado inconclusivo por contaminação materno-fetal (DNA da mãe presente da amostra de líquido amniótico ou vilo corial), não há o ressarcimento do valor parcial ou integral investido no exame.
O exame não pode ser realizado em amostra de sangue de indivíduos submetidos a transfusão sanguínea há menos de um mês ou submetidos a transplante de medula óssea, devido às interferências da amostra do doador na amostra do receptor.
*Nesses casos de transfusão e/ou transplante será possível o envio do swab oral, entrar em contato com o setor para maiores informações.
Interpretação do Exame
O resultado é composto por 3 partes:
- Tabela de loci;
- Cálculo da probabilidade;
- Conclusão.
Na tabela de loci gênicos, serão descritos os alelos encontrados nos indivíduos analisados. A última coluna corresponde a um índice utilizado no cálculo de probabilidade. Na parte final do laudo, será apresentada a conclusão da análise, com a confirmação ou exclusão do vínculo genético.
Os loci amplificados foram detectados pelo método de eletroforese capilar em sequenciador automático, utilizando as plataformas Spectrum CE System Promega, Spectrum Compact CE System Promega ou ABI 3500 Genetic Analyzer Thermo Fisher Scientific, que garantem excelente precisão nas análises. Os genótipos foram analisados com o uso dos softwares Genemapper ID-X v.1.2 (Applied Biosystems) e GeneMarker HID v.3.0.0 (SoftGenetics).
Documentos para download
Documento
Código
Não encontrou o que precisava?
Fale com nossa equipe e veja como podemos te ajudar
Parceria e Orçamentos
Converse com nossa equipe comercial para condições especiais e parcerias.
Dúvidas e Assessoria
Entre em contato com os nossos profissionais para maiores informações sobre os exames e procedimentos da Sollutio