Especialidades
Cardiologia
Citogenética
Gastroenterologia
Genética das Doenças Raras
Hematologia
Histocompatibilidade
Identificação Humana
Infectologia
Medicina 3P
Medicina Fetal
Medicina Personalizada
Medicina de Precisão
Oncogenética
Oncohematologia
Pediatria
Pneumologia
Psiquiatria
Saúde Reprodutiva
Saúde Sexual
Terapia Celular
Painel genético para doença de Alzheimer, Pesquisa de mutações para doença de Alzheimer, Pesquisa genética para doença de Alzheimer, Alzheimer
Genética das Doenças Raras | Medicina de Precisão | Psiquiatria
Sobre o exame
A doença de Alzheimer (DA) é a forma mais comum de demência neurodegenerativa no mundo, principalmente em pessoas de idade. O sintoma mais comum é dado pela falha de memória que evolui com piora gradativa, se tornando um efeito incapacitante conforme a sua evolução clínica.
Outros sintomas associados são confusão, distúrbios comportamentais, agitação, déficit de linguagem e alucinações e ocasionalmente são acompanhados de crises convulsivas e parkinsonismo. Cerca de 25% de todos os pacientes com DA possuem familiares com a DA (forma familiar mais do que duas pessoas em uma família têm D. Alzheimer); destes, 95% são de início tardio (acima de 65 anos) e 5% são de início precoce (idade menor que 65 anos). A maioria dos casos hereditários ocorre abaixo dos 60 anos de idade (alguns na terceira década de vida), e a transmissão segue o padrão de herança autossômica dominante (apenas uma família relatada com padrão autossômico recessivo, com mutação no gene APP). A progressão ocorre geralmente de maneira mais rápida nas formas hereditárias da doença.
Este exame realiza análises de todas as regiões codificantes e regiões flanqueadoras adjacentes aos éxons dos 4 genes relacionados à doença de Alzheimer: APOE, APP, PSEN1, PSEN2. Além de permitir a identificação de variantes de nucleotídeo único (SNVs), pequenas inserções e deleções (INDELS), bem como variações no número de cópias (CNVs) que compreendam três ou mais éxons dos genes estudados. Esse exame NÃO inclui a análise por MLPA.
Alzheimer
Produção
Sangue total
Tubo EDTA (roxo)
Refrigerada (2ºC a 8ºC)
2 tubos de 5 mL
Sequenciamento de Nova Geração (NGS)
Ambiente-
Freezer-
Refrigerada4 dias
23 dias úteis
*O prazo tem início a partir do momento que o material chega em nossa área técnica
Segunda a sexta-feira
Instruções
Não necessita de jejum.
Realizar coleta utilizando material e tubo de coleta recomendado para o exame, homogeneizar e acondicionar corretamente.
É imprescindível o envio de 2 tubos de sangue total em EDTA (tampa roxa).
Transportar e armazenar refrigerado (2ºC a 8ºC)
REFRIGERADA: 2 a 8ºC até 4 dias após a coleta.
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas (tubo incorreto, volume de amostra impróprio, fora da estabilidade e/ou temperatura incorreta), armazenamento e/ou transporte em condições inadequadas, identificação inadequada ou incorreta e contaminação.
Interpretação do Exame
O laudo será acompanhado de um relatório interpretativo
Documentos para download
Documento
Código
Não encontrou o que precisava?
Fale com nossa equipe e veja como podemos te ajudar
Parceria e Orçamentos
Converse com nossa equipe comercial para condições especiais e parcerias.
Dúvidas e Assessoria
Entre em contato com os nossos profissionais para maiores informações sobre os exames e procedimentos da Sollutio